Ordem dos Engenheiros visita as obras da Ponte Edgar Cardoso

Eventos
Rodovia
  • Ordem dos Engenheiros visita Ponte Edgar Cardoso: fotografia 3
  • Ordem dos Engenheiros visita Ponte Edgar Cardoso: fotografia 1
  • Ordem dos Engenheiros visita Ponte Edgar Cardoso: fotografia 2
  • Ordem dos Engenheiros visita Ponte Edgar Cardoso: fotografia 3
  • Ordem dos Engenheiros visita Ponte Edgar Cardoso: fotografia 4
  • Ordem dos Engenheiros visita Ponte Edgar Cardoso: fotografia 4

A Ordem dos Engenheiros (OE) da Região Centro realizou uma visita às obras em curso na Ponte Edgar Cardoso, na EN109, no Rio Mondego, no passado dia 18 de março.

Os participantes foram recebidos por uma equipa de representantes da IP, acompanhados pelo Projetista, no estaleiro da obra. Antes do começo da visita, os presentes foram convidados a assistir a uma apresentação sobre as características da ponte existente e as necessidades de intervenção, assim como do projeto de reabilitação e substituição dos tirantes da Ponte, e também sobre a missão e os modelos de atuação da empresa. 

Seguiu-se a visita às frentes de obra que permitiu verificar os seguintes trabalhos:

  • No Pilar de transição norte, onde decorrem trabalhos de reforço e instalação de pré-esforço vertical;
  • Nos Bailéus sob o tabuleiro da ponte onde decorrem trabalhos de reforço da estrutura metálica para instalação das ancoragens dos tirantes;
  • No Topo dos mastros para ver os trabalhos de reforço e colocação das celas provisórias.

No final da visita, os representantes da OE da Região Centro agradeceram a atenção dispensada, a qualidade técnica da informação prestada pela Equipa da IP, e ainda a oportunidade de visitar a Obra de Arte sobre o Rio Mondego, que possibilitou a todos os envolvidos conhecer a complexidade dos trabalhos projetados e em desenvolvimento.


Sobre a Ponte Edgar Cardoso


A Ponte da Figueira da Foz, projetada pelo Prof. Edgar Cardoso, foi a primeira ponte rodoviária com o tabuleiro atirantado realizada em Portugal, tendo sido aberta ao tráfego em 1982.

Esta travessia sobre o Rio Mondego, também conhecida como Ponte da Figueira da Foz, tem um desenvolvimento total de 1421 metros, distribuídos por encontro esquerdo (25m), Viaduto da margem esquerda (630 m), Ponte (405 m), Viaduto da margem direita (315 m) e Encontro direito (46 m).

Trata-se de uma Ponte de Tirantes que está dividida em 3 tramos, possuindo os tramos extremos 90 m e o tramo central 225 m. O tabuleiro, misto de aço e de betão, é suportado por duas torres auto-estáveis, dois pilares de transição e seis pares de tirantes em cada torre com continuidade sobre estas. 


Notícias relacionadas